Institucional

A Fazenda Mangabeira

Desde o final dos anos 70, a Fazenda Mangabeira se dedica à criação da raça de gado de corte Santa Gertrudis, na cidade de Japaratuba, em Sergipe. A história de tradição e excelência começou com Eduardo Rodriguez Porto da Cruz e Gilza Calumby Barreto da Cruz. Hoje, o sonho continua nas mãos do filho do casal, Gustavo Barretto da Cruz, que carrega o legado forte da família para todo o Brasil.

Os investimentos em genética, tecnologia e infraestrutura comprovam a força, adaptabilidade e qualidade da pecuária nordestina, possibilitando a comercialização permanente de machos e fêmeas com terminação 100% a pasto. 

São 45 anos de uma raça forte e uma história de sucesso, que culminam num fiel compromisso com a qualidade de nosso rebanho. A raça Santa Gertrudis exprime precocidade, adaptabilidade e excelente habilidade materna, e temos orgulho de criá-la e ofertá-la para todas as regiões de nosso grande país.

Santa Gertrudis: Raça Forte e História de Sucesso

A raça de gado Santa Gertrudis é uma das mais reconhecidas e respeitadas no mundo da pecuária. Ela tem origem nos Estados Unidos, no início do século XX nas Fazendas King Ranch, e é resultado do cruzamento entre o gado Shorthorn e o Brahman, sendo uma raça de corte. Santa Gertrudis é uma raça sintética, rústica, precoce, com excelente ganho de peso e habilidade materna, características fundamentais para o desenvolvimento de uma raça de corte no Brasil e diretamente relacionadas com eficiência produtiva e reprodutiva.

O Santa Gertrudis é considerado a primeira raça sintética formada no hemisfério Ocidental, com base no cruzamento Zebu x Europeu, sendo utilizado o cruzamento de 3/8 Brahman e 5/8 Shorthorn. Sua pelagem é vermelha e os pelos são curtos e lisos.

No Brasil, a Santa Gertrudis chegou em 1953, introduzida por King Ranch, e hoje já soma quase um milhão de exemplares pelo país. A Fazenda Mangabeira foi a responsável por introduzir a raça no Estado de Sergipe, sempre acreditando em seu forte potencial e a divulgando para todas as nossas regiões, com participação em exposições e leilões.